João Vieira Júnior

Produtor de cinema e diretor da REC Produtores

“O produtor planeja de uma forma macro a equipe do filme, mas planeja principalmente o financiamento, a distribuição, se vai a festivais internacionais, qual é a carreira do filme.”

Entrevista gravada no dia 3 de maio de 2010 no estúdio Cine & Vídeo, em São Paulo.

João Vieira Júnior é diretor de cinema e projetos de TV da REC Produtores Associados, em Recife (PE). A produtora representa um renascimento do cinema pernambucano, que não lançava longas há 20 anos. É formado em direito e jornalismo. Pela REC, produziu filmes como “Cinema, Aspirinas e Urubus” (2005), primeiro longa de Marcelo Gomes (exibido no Festival de Cannes), “Baixio das Bestas” (2007) e “KFZ-1348” (2009). Fora da REC, produziu os filmes “O Céu de Suely” (2006) e “O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas” (2000).

Algumas produções de que participou

frame de "Cinema, Aspirinas e Urubus" (2005)cena de "Baixio das Bestas" (2007)logo da REC Produtores Associados
Imagens dos filmes “Cinema, Aspirinas e Urubus” (2005) e “Baixio das Bestas” (2007), e o logotipo da REC Produtores

Trechos da entrevista

“Produtor tem que entender basicamente dos processos de cinema, as suas fases, ou como manejar, como ele pode administrar mais de um projeto ao mesmo tempo, porque o cinema é uma atividade, além de cara, é um processo muito demorado. Então o produtor, o dono de uma empresa produtora, não poder ter, por vezes, um único projeto, senão esta empresa pode ficar muito vulnerável, muito ameaçada a sobrevida dela.”

“Esses últimos filmes feitos no Brasil, com diretores como o Karim Ainouz, o Marcelo Gomes, são filmes que encontraram também caminhos internacionais que são super importantes para a gente criar novas composições financeiras para os filmes que são do mercado internacional, da coprodução internacional. Eu acho que a gente tem um aumento significativo dessa produção. Você vê o exemplo de documentário. Ele é notável no Brasil dos últimos 10 anos.”

Palavras mais faladas na entrevista

Para que se tenha uma ideia do que foi dito e destacado pelo entrevistado, utilizamos um sistema de visualização chamado “Nuvem de Palavras”. Quanto mais vezes uma palavra é dita, maior ela aparece.

Palavras mais faladas

Outros conteúdos relacionados a João Vieira Júnior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima