Carlos Dowling

Presidente da Associação Brasileira de Documentaristas – Seção Paraíba

“Chegamos a um momento em que temos a produção de médio ou grande porte, mas que não consegue ser exibida. As novas tecnologias e as redes do mundo computacional é que vão facilitar esta distribuição que é um dos grandes problemas da produção do conteúdo audiovisual.”

Entrevista gravada no dia 26 de junho de 2010 no estúdio Cine & Vídeo, em São Paulo.

Carlos Dowling é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), diretor, produtor e roteirista de cinema, com pós graduação em roteiro de cinema e televisão pela Escuela Superior de Artes y Espectáculos (TAI), de Madrid, Espanha. Presidente da ABD-PB (Associação Brasileira de Documentaristas – Seção da Paraíba) e membro do Pontão de Cultura Rede Audiovisual Nordestina (RNA), realizou os curtas “Funesto- Farsa irreparável em Três Tempos” (1998), “A Sintomática Narrativa de Constatino” (2000), “GOD.O.TV” (2002), “Felizes são os touros ou le petit mort” (2003) e está produzindo o longa  “Bestiário”. Desenvolve trabalhos nas linhas de formação, difusão e auxílio à produção independente audiovisual, com foco em desenvolvimento de plataformas digitais via software livre.

Algumas das produções de que participou

Imagem do curta “GOD.O.TV", de Carlos DowlingImagem do clipe de animação "Lelê"Imagem do vídeo do Projeto Xiquexique
Imagens do curta “GOD.O.TV”, de “Lelê”, clipe de animação de Chico Correa & Eletronic Band dirigido por Carlos Dowling, e do Relatório Audiovisual do projeto Xiquinique, ligado ao Ponto de Cultura SERtão Cultural, realizado por Dowling

 

Trechos da entrevista

“Com esta abertura das TV – tanto municipais, estaduais e da rede pública de televisão – surge uma demanda natural também de estabelecer uma relação dos produtores de conteúdo independente audiovisual com estas redes de televisão. E mais do que insistir num mercado que, historicamente, no caso da Paraíba, não tem muita resposta, eu acho que é investir nestes novos campos de trabalho.”

“Uma das principais ações do portal de cultura da rede de ensino audiovisual é trabalhar especificamente com a distribuição,  física – através de DVDs – e também a distribuição deste conteúdo por um portal de compartilhamento de intercâmbio na rede mundial de computadores. Facilitar esta distribuição que é um dos grandes problemas da produção do conteúdo audiovisual.”

Palavras mais faladas na entrevista

Para que se tenha uma ideia do que foi dito e destacado pelo entrevistado, utilizamos um sistema de visualização chamado “Nuvem de Palavras”. Quanto mais vezes uma palavra é dita, maior ela aparece.

Palavras mais faladas

O que já disseram sobre ele

“Carlos Dowling é figura das mais conhecidas do cinema, do roque e da night paraibana. Além de cineasta premiado, coordenador de pontos de cultura e associações, arruma tempo pra discotecar ‘todas as músicas que a gente adora dançar’. Pessoa de fino trato, gentil e apreciador das melhores músicas!”
Claudinha Aires, publicitária, no blog Cafuçulândia
http://claudiagardenali.blogspot.com/2009/07/carlos-dowling.html

Outros conteúdos relacionados a Carlos Dowling

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima