Jochen Volz

Curador artístico do Instituto Inhotim

“Curador é o sócio no crime, cria uma relação com o artista em que se tenta provocar o outro e inventar problemas para os outros.”

Entrevista gravada no dia 18 de maio de 2010 no estúdio Cine & Vídeo, em São Paulo.

Jochen Volz é produtor e crítico de arte. É um dos curadores do Instituto Inhotim (@inhotim), em Brumadinho (MG), cujo acervo artístico e de paisagismo tem importância central na arte contemporânea brasileira, com nomes como Helio Oiticica, Roberto Burle Marx, Cildo Meirelles, Adriana Varejão, entre outros. Volz é alemão, radicado em Belo Horizonte. Formado em história da arte na Universidade Ludwig-Maximilian, em Munique, e na Humboldt Universität, em Berlim. Antes de vir ao Brasil, foi curador do Portikus Frankfurt am Main e produziu o evento Gasthof 2002. Em 2006, foi curador da 27ª Bienal Internacional de São Paulo e, em 2009, co-curou a Bienal de Veneza. Também é professor de pós-graduação em arte contemporânea na PUC Minas.

Algumas produções de que participou

Jardim botânico do Instituto InhotimDetalhe da obra "Celacanto Provoca Maremoto", de Adriana VarejãoObras do coletivo dinamarquês Superflex na 27ª Bienal de São Paulo
Foto do Jardim Botânico do Instituto Inhotim; detalhe da obra Celacanto Provoca Maremoto”, de Adriana Varejão, que faz parte do acervo do instituto; e obra do coletivo dinamarquês Superflex na 27ª Bienal de São Paulo, que teve Volz como um dos curadores

Trechos da entrevista

“A maior diferença é que hoje nós temos é público. Nós temos muito. E isso mudou tudo. Mudou a ideia de nosso entendimento do que é uma iniciativa privada, o que é uma coleção particular e o que é uma coleção talvez privada, mas de interesse público e quais são as atuações, definir os programas educativos. (…) Realmente o Inhotim se desdobrou. Era uma coleção de arte dentro de jardim, hoje são dois acervos igualmente importantes e uma ação muito forte na comunidade.”

“Uma obra agrega para um conjunto, isto é, a coleção. Quase um final de semana com quatro amigos, de repente vem um quinto e o quinto modifica a dinâmica entre os outros. Uma coleção é um pouco assim. Se tem uma nova obra entrando, ela modifica o sentido de todos.”

Palavras mais faladas na entrevista

Para que se tenha uma ideia do que foi dito e destacado pelo entrevistado, utilizamos um sistema de visualização chamado “Nuvem de Palavras”. Quanto mais vezes uma palavra é dita, maior ela aparece.

Palavras mais faladas

O que já disseram sobre ele

“No passado, tive o prazer de trabalhar com Jochen Volz numa série de exposições ousadas na Alemanha e tenho total confiança em suas habilidades artísticas e organizacionais”
Daniel Birnbaum, diretor da Bienal de Veneza, em reportagem do portal Casa (2009)
http://casa.abril.com.br/coberturas/feiras-eventos/artistas-brasileiros-curador-inhotim-participam-53a-bienal-arte-veneza-480777.shtml

Outros conteúdos relacionados a Jochen Volz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima