Márcio Botner

Galerista e artista plástico

“A Gentil Carioca já nasceu independente. É uma galeria de arte, que vive da ideia de comercializar arte, mas, ao mesmo tempo, é uma base filosófica: um objeto de arte pode ser uma bomba de cultura.”

Entrevista gravada no dia 18 de maio de 2010 no estúdio Cine & Vídeo, em São Paulo.

Márcio Botner é artista plástico e professor da Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage. Fundou a galeria A Gentil Carioca em 2003, no Centro do Rio de Janeiro, focada na diversidade das artes plásticas do país. Como artista, forma dupla com o fotógrafo Pedro Agilson (Botner e Pedro) na produção de vídeos que muitas vezes se tornam performances. É formado em marketing cultural pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), além da formação em pintura na própria EAV, nos anos 1990. É um dos mais aclamados artistas contemporâneos brasileiros.

Algumas produções de que participou

Vídeo-instalação "Circular" (2008)"Cidade Dormitório", de Guga Ferraz, no projeto Parede GentilObra "Abstrações (aconteceu em outro lugar" (2008), de Carlos Garaicoa
Imagem da vídeo-instalação “Circular” (2008), da dupla Botner e Pedro; e duas das obras apresentadas no projeto Parede Gentil, na galeria A Gentil Carioca: “Cidade Dormitório” (2007), de Guga Ferraz, e “Abstrações (aconteceu em outro lugar)” (2008), de Carlos Garaicoa

Trechos da entrevista

“Eu lembro de uma [obra] do artista do Guga Ferraz chamada “Cidade Dormitório”, que ele fez uma escultura que eram oito camas de ferro, uma em cima da outra, com uma escada e era isso: “Cidade Dormitório”. As pessoas podiam deitar, usar a escultura e foi impressionante como as pessoas se apropriaram desta escultura. (…) Na inauguração era uma espécie de playground, mas a partir do segundo dia e nos próximos meses, a gente começou a lidar com os sem teto, com os mendigos, com os bêbados, os passantes em geral, as pessoas que de alguma maneira necessitavam também deste espaço e começou a virar uma espécie de uma rota.”

“A nossa arte é incrível, a gente tem artistas incríveis, sabe, a gente está num momento extremamente positivo no sentido também de ampliar, solidificar este mercado. Pela primeira vez está sendo feita uma associação de galerias brasileiras, uma associação nacional que hoje já tem mais de 23 galerias, as mais importantes no Brasil, lutando para pensar a posição do artista da galeria, questões de impostos, importação, exportação.”

Palavras mais faladas na entrevista

Para que se tenha uma ideia do que foi dito e destacado pelo entrevistado, utilizamos um sistema de visualização chamado “Nuvem de Palavras”. Quanto mais vezes uma palavra é dita, maior ela aparece.

Palavras mais faladas

O que já disseram sobre ele

“A galeria Gentil Carioca é dirigida por artistas que decidiram enfrentar todos os problemas que afligem a cena das artes visuais – da falta de espaço à venda de obras. Somando programação regular, incentivo a novos nomes e programas educativos, o espaço ganhou respeito internacional. A importante revista nova-iorquina Flash Art pôs a Gentil Carioca entre os 100 espaços mais interessantes da arte contemporânea mundial.”
Jornal O Estado de Minas (2010)
http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_7/2010/04/22/ficha_agitos/id_sessao=7&id_noticia=23282/ficha_agitos.shtml

“Exatamente como aconteceu na Lapa e na Lavradio, a transformação desse trecho do Rio antigo em uma espécie de SoHo carioca é fruto basicamente da iniciativa privada. Precursor, o trio de artistas plásticos Ernesto Neto, Laura Lima e Márcio Botner abriu A Gentil Carioca em setembro de 2003. Desde então, a galeria costuma promover animados coquetéis na calçada da Rua Gonçalves Lêdo.”
Revista Veja Rio (2008)
http://vejabrasil.abril.com.br/rio-de-janeiro/editorial/m283/nasce-um-polo-cultural

Outros conteúdos relacionados a Márcio Botner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima