Eliane Costa

Gerente de patrocínios da Petrobras

“Em muitos momentos eu me sinto um talão de cheques ambulante. Mas a Petrobras é vista assim. Eu torço muito para que outras empresas cumpram este papel também.”

Entrevista gravada no dia 17 de maio de 2010 no estúdio Cine & Vídeo, em São Paulo.

Eliane Costa trabalha na Petrobras desde 1975. Atuou nas áreas de Tecnologia da Informação, na Universidade Petrobras (área de ensino voltada à força de trabalho) e na Comunicação Institucional. Em 2003, assumiu a Gerência de Patrocínios. É responsável pela gestão da política cultural praticada pela empresa, pelo edital anual de seleção pública do Programa Petrobras Cultural e pela gestão do patrocínio a mais de 600 projetos culturais hoje em andamento, em todo o país. É formada em física pela PUC-Rio, com pós-graduação em engenharia de sistemas na COPPE/UFRJ e MBA em Comunicação com formação em Marketing pela ESPM. É mestranda em “Bens Culturais e Responsabilidade Social” no CPDOC da FGV-Rio, com dissertação sobre o posicionamento do Ministério da Cultura (na gestão Gilberto Gil) diante do cenário das tecnologias digitais e das redes.

  • Site: não tem
  • Blog: não tem
  • Twitter: não tem

Algumas produções de que participou


Eliena trabalha na Petrobras desde 1975 e é responsável pela gestão da política cultural da empresa. Participou da da fundação do Bloco Escravos da Mauá e produziu os CDs-rom Circuito Mauá e Circuito Copacabana

Trechos da entrevista

“Desde muito jovem eu quis ser uma pessoa assim, que fosse igual quando está no trabalho, quando está na praia, quando está no samba. E acho até que o Gilberto Gil sempre foi uma inspiração, como ministro, porque ele se colocava muito à vontade com isso e eu tive a oportunidade, como gerente de patrocínio da Petrobras, de conviver com ele em algumas coletivas de imprensa e eventos. E ele transitava de uma personalidade para a outra, assim, todo mundo junto. Estava ali o músico, o artista, o ministro, o negro, o homem, o sambista, o pop rock.”.

“Cada vez que a gente faz uma seleção pública, a gente tem lá uma relação de projetos selecionados, limitados por uma linha de corte por conta da verba e você vê assim, logo embaixo da verba, projetos belíssimos, maravilhosos”.

Palavras mais faladas na entrevista

Para que se tenha uma ideia do que foi dito e destacado pelo entrevistado, utilizamos um sistema de visualização chamado “Nuvem de Palavras”. Quanto mais vezes uma palavra é dita, maior ela aparece.

Palavras mais faladas

O que já disseram sobre ela

“A cada ano a Petrobras apresenta editais mais sofisticados, com critérios de seleção pré-definidos, e aprimora seus mecanismos de seleção, sempre com comissões julgadoras externas, o que confere transparência aos processos.”
Juca Ferreira, ministro da Cultura, durante a solenidade de lançamento do Programa Petrobras Cultural (2008)
http://www.cultura.gov.br/site/2008/10/14/abertas-as-inscricoes-para-o-programa-petrobras-cultural-20082009/

“Por sua vitalidade econômica e gerencial, e por seu compromisso com o futuro do país, a Petrobras exerce um papel fundamental no incentivo da cultura brasileira, complementando o Ministério da Cultura e servindo de exemplo para outras empresas públicas e privadas. Espero sinceramente que a nossa parceria se aprofunde em 2004. E que o exemplo prospere.”
Gilberto Gil, ministro da Cultura (2003-2008), durante uma solenidade de lançamento do programa Petrobras Cultural (2003)

Outros conteúdos relacionados a Eliane Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima