Maria Arlete Gonçalves

Diretora de cultura do Oi Futuro

“Tenho quase uma função de síndica, de tomar conta do espaço, fazer a produção do que acontece ali, discutir onde vamos trabalhar em cada projeto… Um espaço cultural é a maneira como a gente fala com a sociedade.”

Entrevista gravada no dia 28 de maio de 2010 no estúdio Cine & Vídeo, em São Paulo.

Maria Arlete Gonçalves é jornalista e publicitária pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É diretora de cultura do Oi Futuro, instituto carioca responsável pelas ações de responsabilidade social da Oi e gestora do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados. Também coordena os espaços Oi Futuro, no Rio de Janeiro (Flamengo e Ipanema) e em Belo Horizonte, palcos de exposições, peças, shows e que abrigam o Museu das Telecomunicações. Tem MBA em administração de empresas do terceiro setor pelo Instituto de Economia da UFRJ.

Algumas produções de que participou

logo do Oi Futurologo do programa Oi Kabumcapa do filme 'Indígenas Digitais' (2010)Peça "Play On Earth" (2008), apresentada no Oi Futuro
Logotipos do Oi Futuro e do programa Oi Kabum!; imagem do filme “Indígenas Digitais” (2010) e imagem da peça “Play On Earth” (2008), que mescla teatro e tecnologia e ficou em cartaz no Oi Futuro

Trechos da entrevista

“E aquilo ficou registrado assim na minha memória e hoje, por exemplo, eu, dentro do que eu faço, a democratização de acesso a cultura é uma coisa muito forte, em tudo o que eu faço no Oi Futuro. Ele produz projetos próprios e criam projetos que tem o DNA, que é este DNA da educação e da cultura, sempre com a tecnologia, com os novos olhares e acesso ao conhecimento.”

“Existe o curso de produção cultural, que é um curso interessante, que traz essa proposta, mas eu acho que ainda tem que haver uma evolução. Eu tenho produtores culturais que vêm dos cursos da Universidade Federal Fluminense que trabalham comigo. Eu acho que é uma tentativa de profissionalizar, mas eu acho, assim, tem que ser criativo em qualquer coisa que faça. O produtor cultural tem que trabalhar não só com a criatividade, mas com ferramentas de gestão, leis de incentivo, então, assim, você vê que a gente está falando aqui de um profissional multi.”

Palavras mais faladas na entrevista

Para que se tenha uma ideia do que foi dito e destacado pelo entrevistado, utilizamos um sistema de visualização chamado “Nuvem de Palavras”. Quanto mais vezes uma palavra é dita, maior ela aparece.

Palavras mais faladas

Outros conteúdos relacionados a Maria Arlete Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima