David Linhares

Bailarino, produtor cultural e diretor da Bienal Internacional de Dança do Ceará

“Eu não suportava ver artista vendendo o seu trabalho. É a coisa mais deplorável do mundo. Não é papel do pintor, não é papel do bailarino, não é papel do ator… Então eu quis mudar um pouco essa história.”

Entrevista gravada no dia 28 de junho de 2010 no estúdio Cine & Vídeo, em São Paulo.

David Linhares é idealizador e diretor geral da Bienal Internacional de Dança do Ceará. Tem formação em dança pela Ensaio Teatro e Dança, de Brasília (DF), realizada com Graziela Figueroa e Ademar Dornelles (Ballet Stagium), entre 1978 e 1980. Durante este período, atuou como bailarino, ator e acrobata em espetáculos de Hugo Rodas, Maura Baiochi, Ari Pararrayos, Sérgio Ulhôa e Maiara Fagundes. Entre 1990 e 2001, atuou como produtor cultural da Aliança Francesa de Fortaleza, sendo responsável pela produção do show Mano Negra/Mano Chao e da Semana Amado, trazendo ao Ceará os escritores Jorge Amado, Zélia Gattai e Paloma Amado e o espetáculo “Capitães de Areia”, da Cia. da Arte Andanças, dirigida por Andréa Bardawil. É mestre em Linguística pela Universidade de Sorbonne Paris VII e doutorando em Fonética Experimental pela mesma universidade.

  • Site: não tem
  • Blog: não tem
  • Twitter: não tem

Alguns projetos de que participou

Imagem da Bienal de Dança do Ceará

Imagem de espetáculo durante a Bienal Internacional de Dança no Ceará, seguido do logotipo do evento; ao lado, o CD do cantor Manu Chao, que teve um show produzido por Linhares

Trechos da entrevista

“Eu disse ‘Eu vou inverter esta situação’ e agora todas as companhias internacionais descem em Fortaleza para depois vir para São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte”.

“Um bailarino, um ator, é obrigado a fazer tudo no Brasil, ele não está ali só para dançar”.

“Na Bienal, a gente quis mudar o cenário da dança no Ceará não só investindo num projeto que fosse uma vitrine para a dança, mas um projeto que existisse verdadeiramente em colaboração, onde as pessoas pudessem pensar juntas”.

“Nós temos projetos importantíssimos com 200 meninos filhos de pescadores dançando no Ceará. A maior produção de bailarinos homens do Brasil, eu acho que a gente está conseguindo”.

Palavras mais faladas na entrevista

Para que se tenha uma ideia do que foi dito e destacado pelo entrevistado, utilizamos um sistema de visualização chamado “Nuvem de Palavras”. Quanto mais vezes uma palavra é dita, maior ela aparece.

O que já disseram sobre a Bienal de Dança

“Em suas últimas edições, a Bienal Internacional de Dança do Ceará tem investido na Mostra Nova Cena, um espaço dedicado às criações da nova geração de coreógrafos e bailarinos do Estado. O que se viu na seleção deste ano, apresentada segunda-feira, foi uma turma sem medo de apostar em propostas antenadas com as discussões atualmente presentes na cena da dança contemporânea brasileira.”
Amanda Queirós, jornalista e pesquisadora de dança, no jornal O Povo (2009)
http://www2.secult.ce.gov.br/clipping/clipping.asp?codigo=14398

Outros conteúdos relacionados a David Linhares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima