Coreógrafo
“Talvez o que me faça pertencer e estar inserido neste contexto brasileiro de artes é trabalhar com o cidadão dançante que não é profissional e com o jovem de periferia”
Vídeo indisponível.
Entrevista gravada no dia 28 de maio de 2010 no estúdio Cine & Vídeo, em São Paulo.
Ivaldo Bertazzo é educador corporal, bailarino, diretor teatral e coreógrafo. Paulistano, nascido em 1950, desde os anos 70 pesquisa o funcionamento do corpo e sua aplicação em manifestações artísticas por não-artistas, pessoas que ele chama de “cidadãos dançantes”. Em 1975, criou a Escola do Movimento, na qual ensina o chamado Método Bertazzo (ampliação de consciência e autonomia corporal). Desde então, até 1992, criou 24 espetáculos, tanto sofisticados, com bailarinos profissionais e aparato cênico, quanto de “dança-cidadania”, com não-bailarinos e espírito de mutirão. A partir de 1996, com o espetáculo “Cidadão Corpo”, passou a trabalhar a “identidade brasileira do movimento”, cujo conceito já gerou diversos espetáculos e a formação da Cia TeatroDança.
- Site: www.ivaldobertazzo.com.br
- Blog: ivaldovertazzo.blogspot.com
- Twitter: @IvaldoBertazzo
Algumas realizações do coreógrafo
Cena do espetáculo “Cidadão Dançante (2007)”, capa do livro “Cidadão Corpo” (1998), imagem do espetáculo “Kashmir Bouquet” (2008) e o logotipo da Escola do Movimento
Trechos da entrevista
“[Meus bailarinos] não são exclusivamente este modelo do bailarino de uma companhia de dança que todos são um pouco padronizados, os corpos. Ele fala um pouco, ele toca instrumento, ele é um pouco ator, é um pouco músico. É com esse tipo de artista que eu sei trabalhar.”
“O jovem da periferia, mas também o jovem de uma classe, eles já não sentam direito numa cadeira, mastigam assimetricamente, respiram pela boca, têm lordose tanto cervical como lombar graves, os pés não têm propulsão. Isto é um problema. Nós somos muito sedutores, cheio de axé, um gingado como ninguém, ritmistas, mas o corpo brasileiro traz aspectos deficientes por falta de investimento em saúde e uma cultura de corpo que é recente, faz 20, 30 anos que existe. Então eu quis trabalhar com esse jovem.”
Palavras mais faladas na entrevista
Para que se tenha uma ideia do que foi dito e destacado pelo entrevistado, utilizamos um sistema de visualização chamado “Nuvem de Palavras”. Quanto mais vezes uma palavra é dita, maior ela aparece.
O que já disseram sobre ele
“Como ele dá aula para a nata da sociedade, os contatos ajudam na hora de brigar por patrocínio”
Raul Barreto, ator do Parlapatões, na revista Veja (2000)
“O Ivaldo sempre aproveitou o carisma para comercializar bem seu trabalho”
Suzana Braga, crítica de dança, na revista Veja (2000)
http://veja.abril.com.br/111000/p_166.html
“As bases teóricas empregadas por ele estão apoiadas, em grande medida, nas idéias das décadas de 50 e 60, quando muitos pensadores se voltaram para o movimento do corpo e sua relação com o entorno. Tais teorias se valeram de métodos surgidos no pós-guerra, como o de Françoise Méziéres, que propôs a reeducação postural como forma de compreender o ser humano em sua globalidade”
Inês Vieira Bogéa, diretora da São Paulo Companhia de Dança, no jornal Unicamp Hoje (2008)
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/abril2008/ju393pag04.html
Outros conteúdos relacionados a Ivaldo Bertazzo
- Intervenção coreográfica na Bienal Internacional de São Paulo (2008) http://www.youtube.com/watch?v=WHIPO8SmcZg
- Apresentação de alunos na Escola do Movimento (2010) http://www.youtube.com/watch?v=wJWPSfMPle0
- Entrevista ao programa Jogo de Ideias, do Itaú Cultural (2009) http://www.youtube.com/watch?v=gXC6fAs2bkg
- Programa da série “Corpo em Movimento” no “Fantástico” – TV Globo (2010) http://www.youtube.com/watch?v=Neawz2IZwAg
- Entrevista ao programa “Metrópolis” – TV Cultura (2008) http://mais.uol.com.br/view/1xu2xa5tnz3h/metropolis–entrevista-com-ivaldo-bertazzo-0402396ADC890326?types=A&
- Site da bailarina e pesquisadora Inês Bogéa, com documentários, livros e outros conteúdos sobre dança http://www.inesbogea.com/