Mauricio de Sousa

Empresário e criador da Turma da Mônica

“Nós fazemos o que eu considero uma história em quadrinhos universal. Há uma listinha dos assuntos, dos temas, do comportamento que deve ser seguido pela nossa turminha para eles poderem andar na Vila do Limoeiro universal que estamos tentando criar.”

Mauricio de Sousa é jornalista e cartunista. Quando trabalhava como repórter policial na Folha de S. Paulo, em 1959, criou seus primeiros personagens, Bidu e Franjinha, e passou a publicar tirinhas diárias. Inspirado na infância em Mogi das Cruzes e em dois dos dez filhos, Mônica e Magali, criou outros personagens. Em 1970 foi lançada a revista “Mônica”, com 200 mil exemplares. Hoje, Mauricio tem mais de um bilhão de revistas publicadas em 120 países, 12 longas-metragens da Turma da Mônica lançados ao passar dos anos, cerca de 3 mil produtos licenciados e a gigantesca engrenagem alimentada por suas criações que anualmente movimentam US$ 2 bilhões e empregam 30 mil pessoas direta e indiretamente. Não à toa, é considerado o maior formador de leitores do Brasil. Nasceu em 27 de outubro de 1935 em Santa Isabel (SP).

Site: www.monica.com.br/mauricio-site

Blog: mauriciodesousa.wordpress.com

Twitter: @mauriciodesousa

Personagens e produtos criados por ele

Turma da MônicaPelézinhoTurma da Mônica no teatrobonecos licenciados da Turma da Mônica

Mônica, evolução desde os anos 1970

Trechos da entrevista

“Boa parte das nossas revistas tem tiragens mensais de 200, 300 mil exemplares. Algumas superam: a ‘Turma da Mônica Jovem’ tem picos de 500, 600 mil exemplares mensais. Então realmente os números são dos maiores que existem no mundo. Mas, também, há 50 anos trabalhando… Tem que ser.”

“Esse material foi percebido, inclusive, pelas autoridades da Rússia, que encomendaram a Turma da Mônica para ir para as escolas por causa disso, por causa desse comportamento, dos valores, ética e da informação. Nós estamos atingindo 180 milhões de crianças pela web na China com esse tipo de material. Então dá para você colocar tranquilamente formação, informação, ética, comportamento nas histórias em quadrinhos sem que ninguém perceba.”

Palavras mais faladas na entrevista

Palavras mais faladas

O que já disseram sobre ele

“Durante as férias, a criançada já poderá assistir aos desenhos. A qualidade da obra do Mauricio de Sousa é inquestionável e sucesso há gerações. Com certeza, é uma forma de valorizarmos a produção nacional deste segmento ao levar este conteúdo para milhões de telespectadores.”
José Luiz Bartolo, diretor de licenciamento da TV Globo, no site Notícias da TV Brasileira (2010)
http://www.noticiasdatvbrasileira.com.br/2010/04/globo-e-mauricio-de-sousa-producoes.html

“Essa é uma marca que se renova constantemente, passa de pai para filho. Não à toa suas revistas dominam 86% do mercado nacional de quadrinhos.”
José Roberto Martins, diretor da consultoria GlobalBrands, na IstoÉ Dinheiro (2009)
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/1124_TURMA+DA+MONICA+EM+MANDARIM

Balão, ilustrador, no blog pessoal:
http://balao-ilustracao.blogspot.com/2009/07/50-de-turma-da-monica.html

Tira de Balão em homenagem aos 50 anos de Maurício de Sousa

Outros conteúdos relacionados a Mauricio de Sousa

Rolar para cima