Pesquisador de políticas culturais
“Nós já vivemos um outro patamar. É diferente de quando a gente criou o curso [de produção cultural], em 1996. Teve gente, inclusive da universidade, que achava que era maluquice, que não tinha sentido nenhum.”
Entrevista gravada no dia 26 de junho de 2010 no estúdio Cine & Vídeo, em São Paulo.
Antonio Albino Rubim é professor doutor em sociologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em política cultural. Tem mais de dez livros publicados com pesquisas e reflexões sobre as políticas culturais brasileiras e da Bahia, além de dezenas de artigos. Acompanha as formulações de políticas públicas de cultura desde a criação do Ministério da Cultura, em 1985. Foi um dos criadores do curso de graduação em Produção Cultural da UFBA, um dos primeiros da área no país, em 1996. Promove o Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult).
- Site: www.organizacaocultural.ufba.br
- Blog: não tem
- Twitter: não tem
Alguns livros e pesquisas publicados por ele
Capas dos livros “Políticas Culturais no Brasil” (2007), “na Ibero-América” (2008) e “para as Cidades” (2010). O mapa faz parte do projeto “Organização Cultural” (2010)
Trechos da entrevista
“A universidade tem uma outra coisa positiva também: o tempo todo você está em contato com gerações diferentes e isso é muito legal na universidade. É um ambiente que eu acho que te permite muita liberdade. Eu prefiro ter mais liberdade e ter menos dinheiro; tem gente que prefere ter mais dinheiro e menos liberdade; eu prefiro ter mais liberdade.”
“Essa novela Celebridade tinha como as duas personagens principais a boazinha e a má – e eram duas produtoras culturais. Aí uma aluna minha comentou uma vez o seguinte: ‘Professor, eu tentei explicar em minha família já 500 vezes o que é o curso que eu faço. Eu explicava e explicava, a minha mãe não entendia, o meu pai não entendia. Agora que tem esta telenovela, eles já entendem perfeitamente o que é’.”
Palavras mais faladas na entrevista
Para que se tenha uma ideia do que foi dito e destacado pelo entrevistado, utilizamos um sistema de visualização chamado “Nuvem de Palavras”. Quanto mais vezes uma palavra é dita, maior ela aparece.
Outros conteúdos relacionados a Albino Rubim
- Em reportagem, Rubim analisa políticas culturais do governo Lula – Terra (2010) http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4452636-EI6581,00-Governo+Lula+instituiu+politicas+culturais+diz+especialista.html
- Entrevista à Editora da UFBA (2010) http://www.edufba.ufba.br/2010/06/antonio-albino-canelas-rubim/
- Entrevista ao blog Acesso (2010) http://www.blogacesso.com.br/?p=2777