Aroldo Pedrosa

Compositor, escritor e agitador cultural

“Essa convivência da cultura tradicional, da sabedoria popular, é que me fascina. No Brasil, a cultura pulsa em todos os lugares: é preciso que haja vontade política para que essas manifestações sejam encontradas e divulgadas.”

 

Vídeo indisponível

 

Entrevista realizada no dia 17 de abril de 2010 no estúdio Cine & Vídeo, em São Paulo.

Aroldo Pedrosa é um agitador cultural de Macapá (AP) e região amazônica nascido em 1958. Foi assessor de comunicação do Governo do Estado do Amapá, gestão de João Capiberibe, em 2002. De 2005 a 2010 foi  assessor de comunicação e agente cultural do projeto Navegar Amazônia, que  desenvolve atividades que visam identificar, fazer prospecção, divulgação e documentação da cultura de comunidades ribeirinhas da região amazônica. No final de 2002, lançou a revista “Vanguarda Cultural”, com reportagens sobre a movimentação artística, entrevistas e ensaios. Também é compositor e poeta.

Blog: navegandonavanguarda.blogspot.com

Twitter: @AroldoPedrosa

Projeto de Aroldo Pedrosa

Navegando na Vanguarda
Logotipo do blog e revista Navegando na Vanguarda

Trechos da entrevista

“A floresta, os povos da floresta, o índio, a convivência. A gente lá em Macapá convive com os índios, eu tenho um amigo que é um cacique. Então a gente convive com o negro do laguinho, que são descendentes mesmo de escravos.”

“É uma das maiores bandeiras do Brasil para o mundo. Dizem que, hoje, a Amazônia é a palavra mais conhecida do Brasil no mundo, até mais do que futebol e carnaval, então é preciso

que saibamos aproveitar bem isso.”

Palavras mais faladas na entrevista

Para que se tenha uma ideia do que foi dito e destacado pelo entrevistado, utilizamos um sistema de visualização chamado “Nuvem de Palavras”. Quanto mais vezes uma palavra é dita, maior ela aparece.

Palavras mais faladas

O que já disseram sobre ele

“O produtor cultural, poeta, compositor e escritor Aroldo Pedrosa é daquelas pessoas imprescindíveis para a agitação da cena cultural de uma cidade. No final de 2002 teve a idéia de lançar uma revista especializada em cultura, com reportagens sobre a movimentação artística, entrevistas e ensaios, A Vanguarda Cultural.
A qualidade editorial e a beleza gráfica do projeto chamam atenção, sobretudo quando emergem dos bastidores as imensas dificuldades que Aroldo e sua equipe de colaboradores enfrentam para realizá-lo. Esse ano, a Vanguarda Cultural foi convidada a fazer parte do projeto Pontos de Cultura do Ministério da Cultura, em reconhecimento à sua qualidade e à perseverança do produtor.”
Márcia Corrêa, jornalista e escritora, no blog pessoal (2008)
http://novopapeldeseda.blogspot.com/2008/12/aroldo-pedrosa-agitador-cultural-sem.html

Outros conteúdos relacionados a Aroldo Pedrosa

zp8497586rq
Rolar para cima