Daniel Zen

Presidente da Fundação Elias Mansour e do Conselho Estadual de Cultura do Acre

“Nosso compromisso é que o direito de acesso à cultura seja considerado um direito social, assim como é a educação, a saúde, o trabalho e emprego, a assistência e seguridade social, ou seja, algo prioritário.”

Entrevista gravada no dia 11 de junho de 2010 no estúdio Cine & Vídeo, em São Paulo.

Daniel Zen é músico e gestor cultural, presidente da Fundação Elias Mansour (FEM) e do Conselho Estadual de Cultura do Acre, em Rio Branco (AC). Na organização política do Estado, seus cargos equivalem à posição de secretário de Estado da Cultura. É formado em direito pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e tem mestrado em relações exteriores pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integra a rede Circuito Fora do Eixo e a Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin). Fundou em 2005 o selo independente Catraia Records e organizou o maior encontro de música do Acre, o Festival Varadouro. É baixista da banda Filomedusa.

Algumas produções de que participou

banda FilomedusaLogo do Festival VaradouroZen já como presidente da FEM, em encontro político no Acre
Foto de divulgação da banda Filomedusa, cujo baixista é Daniel Zen; logotipo do Festival Varadouro; e encontro político já como presidente da Fundação Elias Mansour

Trechos da entrevista

“A Rede Acreana de Cultura tem um foco muito específico voltado para o empreendedorismo cultural e, ao focar no empreendedorismo cultural, a preocupação é formar este profissional que atua nos bastidores da produção.”

“Eu acho que algumas habilidades e competências são necessárias a um gestor público em geral. Agora, um gestor da área de cultura também tem que conhecer de cultura, também tem que entender, não necessariamente precisa ser um especialista ou um artista. Eu acho que um grande problema ou deficiência da área de cultura é que geralmente era relegada a artistas (e não que o artista não possa também ser detentor de outras habilidades de gestão), mas eu acho que, se não tiver esta combinação de habilidades, a coisa não anda.”

Palavras mais faladas na entrevista

Para que se tenha uma ideia do que foi dito e destacado pelo entrevistado, utilizamos um sistema de visualização chamado “Nuvem de Palavras”. Quanto mais vezes uma palavra é dita, maior ela aparece.

Palavras mais faladas

O que já disseram sobre ele

“Daniel Queiroz de Sant’Ana, o Daniel Zen, é o novo presidente da Fundação Cultural do Acre. Aos 26 anos, é o mais jovem secretário da equipe do não menos jovem governador Binho Marques. Além de ser a consciência crítica da cena roqueira acreana, Daniel Zen é baixista, bacharel em direito e sócio do selo Catraia Records. Faz mestrado em direito com área de concentração em relações internacionais.”
Altino Machado, jornalista, no blog pessoal (2007)
http://altino.blogspot.com/2007/02/ele-daniel-zen.html

“Um sujeito tranquilo, eloquente em seus argumentos e, acima de tudo, muito claro em suas posições, Daniel Zen é um dos principais articuladores da cena independente do Norte do país. É dele a iniciativa do selo Catraia Records, que lançou o primeiro EP da banda Los Porongas, uma das grandes revelações do novo rock nacional. E que, avançando em suas pretensões, montou um estúdio, segue produzindo e lançando singles, como os recentes das bandas Camundogs e Nicles.”
Site SenhorF – A Revista do Rock (sem data)
http://www.senhorf.com.br/revista/revista.jsp?codTexto=3260

“Não entendi o que está por trás da indicação de uma pessoa que não tem a menor intimidade ‘passe livre’ com a trupe que realmente faz acontecer as manifestações culturais do mundo real acreano. Um Daniel Zen representa, em termos de conhecimento de causa e trânsito, o equivalente a um dedo do Toinho (antigo presidente), que conheçe o Acre de ponta a ponta. Daniel, quando muito, deve conhecer alguma coisa aqui por Rio Branco. Será que foi colocado no fogo porque cozinha rápido demais?”
Evandro Ferreira, biólogo, no blog pessoal, Ambiente Acreano (2007)
http://ambienteacreano.blogspot.com/2007/02/daniel-zen-cultura-popular-fora-do.html

Outros conteúdos relacionados a Daniel Zen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima