Pena Schimdt

 

Produtor Musical

“O crítico olha para os trabalhos de arte como se o mundo não fosse transparente, como se fosse opaco, oferecesse questões a nós, trouxesse essas questões para as pessoas”

Pena Schmidt from Cultura Livre on Vimeo.

Entrevista gravada no dia 30 de janeiro de 2012 no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Pena Schmidt é produtor musical. Ex-executivo, diretor e produtor de gravadoras multinacionais (esteve na Wea discos, ligado a gravadora Warner, entre 1981 e 1990, na época do advento de bandas como Titãs, Ira!, Ultraje a Rigor, entre outros). Ex-dono do selo independente Tinitus (1991 a 1999), presidente da ABMI (Associação Brasileira de Música Independente) de 2000 a 2004, foi ainda consultor da MTV e gerente da gravadora Trama antes de ser superintendente do Auditório Ibirapuera, casa de shows e um instituto de música localizado no parque Ibirapuera, em São Paulo, por 7 anos (2005 a 2012). É consultor do Itaú Cultural, instituição que administra o Auditório, e prepara um livro de memórias e ensaios.

Algumas produções de que participou

imagens indisponíveis.

Tela “A Vaca”, de Ana Prata, cuja primeira exposição individual foi apresentada por Tiago Mesquita. Imagem de uma exposições curadas por ele, “Versões do Modernismo – Colação Tuiuiu” (IAC-SP, 2010). O livro “Pintura Brasileira Séc. XXI” (Cobogó, 2011), com artigo de Mesquita entre 33 artistas

Trechos da entrevista

“A arte serve… É igual os totens. O Lévi-Strauss fala no “Totem e Tabu” que aquilo serve para evitar que você coma uma coisa ou outra, para determinar os padrões de restrição sexual e alimentar. E ele fala “Não, os totens não servem para definir o que você come. Servem para definir o que você come e o que você pensa.”

“A arte é essencialmente a imitação de algo. Algo que aconteceu ou não, mas é a imitação e os recursos que você cria para imitar uma sensação, uma imagem, uma sensação. A crítica tem algo de tradução e tem algo de diálogo, porque ela vai transformar uma discussão que é visual numa discussão escrita.”

Palavras mais faladas na entrevista

Para que se tenha uma ideia do que foi dito e destacado pelo entrevistado, utilizamos um sistema de visualização chamado “Nuvem de Palavras”. Quanto mais vezes uma palavra é dita, maior ela aparece.

Não disponível.

 

O que já disseram sobre ele

“Se você já foi a algum show no Auditório Ibirapuera, certamente ouviu dos artistas, entre uma canção e outra, elogios às pencas à equipe de técnicos, produtores e assessores que lá trabalham. Da orquestra argentina composta por bandoneons Fernández Fierro ao veterano Zimbo Trio, passando pela música de todo canto das mulheres do Mawaca, o que o público invariavelmente escuta nos shows são intensos agradecimentos. O responsável pela excelência? Ei-lo aqui, Pena Schmidt.”
Lívia Deodato, jornalista cultural, no Estadão (2008)
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,pena-schmidt-o-adivinhador-de-sucessos,163518,0.htm

“Pena runs the best theater/concert house in Brazil. Everything runs smoothly at the Auditório Ibirapuera… and that’s why good music prevails there.”

Flávio de Abreu, diretor da Scubidu Music (no Linkedin de Pena)

 

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