Tiago Mesquita

Crítico de arte

“O crítico olha para os trabalhos de arte como se o mundo não fosse transparente, como se fosse opaco, oferecesse questões a nós, trouxesse essas questões para as pessoas”.

Entrevista gravada no dia 30 de janeiro de 2012 no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Tiago Mesquita é crítico de arte desde 1997. Tem formação em ciências sociais na USP, depois mestrado em filosofia na mesma universidade. Começou escrevendo sobre artes visuais para a Folha de S. Paulo em 1999, onde passou 6 anos na ponta da crítica da grande imprensa. Também colaborava com revistas, como a +Soma. Depois do jornal, se dedicou a dar aulas em universidades e institutos com o Itaú Cultural e à atividade de crítico freelancer, que organiza exposições e publicações bastante respeitadas no universo da arte brasileira contemporânea. Autor da dissertação “Através do espelho: A constituição da pintura inicial de Andy Warhol (1956–1968)” (FFLCH/USP, 2009).

Algumas produções de que participou

Tela “A Vaca”, de Ana Prata, cuja primeira exposição individual foi apresentada por Tiago Mesquita. Imagem de uma exposições curadas por ele, “Versões do Modernismo – Colação Tuiuiu” (IAC-SP, 2010). O livro “Pintura Brasileira Séc. XXI” (Cobogó, 2011), com artigo de Mesquita entre 33 artistas

Trechos da entrevista

“A arte serve… É igual os totens. O Lévi-Strauss fala no “Totem e Tabu” que aquilo serve para evitar que você coma uma coisa ou outra, para determinar os padrões de restrição sexual e alimentar. E ele fala “Não, os totens não servem para definir o que você come. Servem para definir o que você come e o que você pensa.”

“A arte é essencialmente a imitação de algo. Algo que aconteceu ou não, mas é a imitação e os recursos que você cria para imitar uma sensação, uma imagem, uma sensação. A crítica tem algo de tradução e tem algo de diálogo, porque ela vai transformar uma discussão que é visual numa discussão escrita.”

Palavras mais faladas na entrevista

Para que se tenha uma ideia do que foi dito e destacado pelo entrevistado, utilizamos um sistema de visualização chamado “Nuvem de Palavras”. Quanto mais vezes uma palavra é dita, maior ela aparece.

 

O que já disseram sobre ele

“Agora, o que não aguento mesmo são as análises que os críticos de arte fazem de vez em quando. Me sinto um ignorante completo, um ogro primitivo e insensível. (…) Assina a pérola o crítico Tiago Mesquita. Que, claro, não tem obrigação alguma de conhecer a vaca original, muito menos o Lada idem. Só não vem com esse papo de que o carro se desfaz. Mas, evidentemente, ele conhece arte e enxerga coisas que a besta aqui não vê.”
Flávio Gomes, jornalista automobilístico, em seu site (2009)
http://flaviogomes.warmup.com.br/2009/10/a-vida-e-a-arte/

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