Executor de esculturas
“Talvez porque minha mulher é artista plástica – ou por outro motivo, sei lá – comecei a me dedicar a isso. E virei serralheiro de artista, sei lá o que é isso… Eu não sou artista! Nem penso. Seria um fracasso absoluto.”
[Atenção! Houve um problema na captação do áudio desta entrevista. Mas, como consideramos o conteúdo relevante para o projeto, tentamos minimizar o problema e mantivemos a publicação. Desculpem o transtorno.]
Entrevista gravada no dia 31 de maio de 2010 no estúdio Cine & Vídeo, em São Paulo.
Allen Roscoe executa esculturas desde 1985. Entre os artistas para quem já trabalhou estão Franz Weissmann, Jorge dos Anjos, Nuno Ramos, Rubens Ianelli, José Bechara, Wagner Tavares. Tem apreço especial e especialidade pela obra de Amílcar de Castro, com quem mais trabalhou e de quem se tornou grande amigo. É formado em engenharia mecânica e arquitetura. A partir de 1990, começou a executar também projetos de arquitetura e a montar de exposições. Montou diversas delas, como “Amilcar de Castro”, no Centro de Arte Hélio Oiticica (RJ, 2000), a V Bienal do Mercosul (RS, 2005) e “Arte Para Criança”, no Sesc Pompéia (SP, 2009).
- Site: não tem
- Blog: não tem
- Twitter: não tem
Alguns projetos de que participou
Entre os acompanhamentos de montagem e exposição realizadas neste ano, “Thaïs Helt” (2010), no Centro Cultural Usiminas (MG), e “Wagner Tavares” (2010), no Instituto Tomie Ohtake (SP)
Trechos da entrevista
“Já aconteceu de o artista enxergar uma figura que ele faz ali num plano e, depois de pronta, às vezes não no dia, mas com o tempo, dele enxergar uma coisa que ele não queria e mandar inclusive destruir. Mas aí é situação dele com a obra dele. O que é complicado são as pessoas… Você pega um artista inseguro – é muito ruim de você trabalhar -, ele não fica satisfeito com a obra dele, culpa a execução. Mas sempre dá um jeito, você fica livre dele, ele desaparece, vai embora sozinho.”
“Financeiramente eu preciso de muito pouca coisa para viver. Eu estando alimentado, não estando sentindo frio, está bom. Não tem nada complicado, não tem nada difícil. Às vezes o difícil, assim, que eu estou fora é conseguir pegar este pouquinho e ganhar, mas não é nada complicado. É igual vocês que mexem com produção, seja o que for, vocês dão um jeito e executam.”
Palavras mais faladas na entrevista
Para que se tenha uma ideia do que foi dito e destacado pelo entrevistado, utilizamos um sistema de visualização chamado “Nuvem de Palavras”. Quanto mais vezes uma palavra é dita, maior ela aparece.
Outros conteúdos relacionados a Allen Roscoe
- Matéria sobre Amilcar de Castro no Observatório da Imprensa http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/asp2711200297.htm
- Perfil de uma casa de Allen Roscoe no site PINIweb http://www.piniweb.com.br/construcao/noticias/casa-galpao-belo-horizonte-mg-84784-1.asp
- Gravuras de Amílcar de Castro que fazem parte da coleção pessoal de Allen Roscoe http://www.programadecorhouse.com.br/noticias.php?ID=372