Rui Campos

Fundador da Livraria da Travessa

“O livro tem esta maravilha de ser um instrumento de transmissão de ideias e de cultura. É um verdadeiro ponto de encontro com participação muito ativa no que está acontecendo de importante na vida cultural da cidade.”

Entrevista gravada no dia 29 de abril de 2010 no estúdio Cine & Vídeo, em São Paulo.

Rui Campos é dono da rede Livraria da Travessa, que atualmente tem sete unidades no Rio de Janeiro e uma loja virtual. Em 1965, iniciou suas atividade com a livraria Muro, em Ipanema, que firmou-se como lugar de encontro, discussão, literatura e resistência ao regime militar. Em 1983, a Muro deu lugar à Dazibao que, mais tarde, abriu filial na Travessa do Ouvidor, no Centro, tornando-se uma das principais importadoras e distribuidoras de livros do Rio. O endereço sugeriu o novo nome – Livraria da Travessa – já em meados dos anos 90. O Centro receberia mais uma filial, na Av. Rio Branco e, em Ipanema, origem de tudo, foram abertas duas, permanecendo aquela inaugurada em 2002. Em 2006, chegou a vez do Leblon. Em 2008, da Barra.

Algumas realizações

Livraria da Travessa - CentroLivraria Travessa - LeblonReunião de poetas cariocas na então Livraria Muro (1980)
Unidades da Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro, filiais Barra da Tijuca e Centro; encontro de poetas cariocas em 1980, na então Livraria Muro

Trechos da entrevista

“Eu acho a gratuidade uma maravilha. O grátis é uma coisa maravilhosa: feijão, moradia, educação, tudo grátis é melhor, mas é preciso que haja um mercado. Não funciona se não tiver um mercado. E o mercado não pode ser grátis. Quando se fala mercado, isso inclui inclusive os autores.”

“Hoje, o livro como conteúdo de transmissão de ideias e etc. está muito vivo, e o resultado que você vê está acontecendo muito: livrarias como espaços-referência nas cidades, esta coisa de livrarias com café, com auditório, com eventos”.

“O produtor cultural, eu acho, é esta pessoa que consegue, que tem o talento, a capacidade empreendedora de perceber que alguma coisa tem uma relevância para a população. E ele consegue pensar nisto como um negócio, no bom sentido. Ele consegue botar de pé uma coisa que vai se sustentar e que vai levar um resultado interessante.”

Palavras mais faladas na entrevista

Para que se tenha uma ideia do que foi dito e destacado pelo entrevistado, utilizamos um sistema de visualização chamado “Nuvem de Palavras”. Quanto mais vezes uma palavra é dita, maior ela aparece.

Palavras mais faladas

Outros conteúdos relacionados a Rui Campos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima