Diva Pacheco

Atriz da “Paixão de Cristo” de Nova Jerusalém

“Eu entrei em Nova Jerusalém em 1962, nunca mais saí. Eu lavava roupa, engomava, cozinhava, fazia de tudo.(…) Quase ninguém sabia ler. Tinha que ensinar o texto, todinho, decorado. Para juntar com o elenco que vinha de Recife e eles decoravam tudo tudo tudo.”

Entrevista gravada no dia 28 de junho de 2010 no estúdio Cine & Vídeo, em São Paulo.

Diva Pacheco é atriz, figurinista, carnavalesca, artista plástica e escritora. Durante mais de uma década fez o papel de Maria em “A Paixão de Cristo“, espetáculo realizado anualmente na Cidade-Teatro de Nova Jerusalém, no município de Brejo da Madre de Deus, interior de Pernambuco, considerado o maior teatro ao ar livre do mundo, idealizado e por muito tempo dirigido por Plínio Pacheco, seu marido. O espetáculo, que teve em 2010 sua 43º edição, é uma megaprodução que envolve 400 pessoas na parte técnica e 550 atores e figurantes, sendo que os papéis principais normalmente são representados por atores globais.
Diva participou, como atriz ou figurinista, de produções como “A Noite do Espantalho”, filme dirigido por Sérgio Ricardo em 1974, “A Chegada de Lampião no Inferno”, peça de Luiz Mendonça de 1975 baseado em cordel de José Pacheco, ” A Lua Me Disse”, novela escrita por Miguel Falabella veículada em 2005 na Rede Globo, e “Incenso”, curta dirigido por Marco Hanois em 2009. É autora dos livros de ficção “Reu-Réu, se dessa eu escapei, já sei que vou pro Céu” (1973) e “Sobras da Terra” (2001), além de ter produzido fantasias para bailes de Carnaval do Recife e ter realizado uma exposição com suas pinturas da cidade de Caruaru em 1982. Nasceu em Brejo da Madre de Deus (PE), em 1939, cidade na qual foi vereadora e presidente da Câmara Municipal, em 1990.

  • Site: não tem
  • Blog: não tem
  • Twitter: não tem

Algumas realizações ligadas a Diva Pacheco

Cartaz do filme "A Noite do Espantalho"Imagem do cordel "A Chegada do Lampião no Inferno"Imagem de Nova Jerusalém

Cartaz do filme “A Noite do Espantalho”, dirigido por Sérgio Ricardo em 1974, imagem do cordel “A Chegada de Lampião No Inferno”, de José Pacheco, na qual Diva participou de uma adaptação para o teatro, e imagens de Nova Jerusalém, idealizada e construída por Plínio Pacheco, considerada a “maior Cidade-Teatro ao ar livre do mundo”, onde acontece o espetáculo que durante mais de uma década Diva Pacheco fez o papel de Maria.

Trechos da entrevista

“Em Fazenda Nova [distrito de Brejo da Madre de Deus onde está localizado Nova Jerusalém] quase ninguém sabia ler, aí tinha que ensinar o texto, todinho, decorado. Para juntar com o elenco que vinha de Recife – que falava – aí era difícil, mas eles decoravam tudo tudo tudo.”

“Realizaram um sonho muito doido do Plínio [marido de Diva], de papai e meu: era um bocado de louco fazendo um espetáculo que não existe porque nem o da Alemanha é parecido com o nosso. Dez dias de espetáculo e uma semana de ensaio. Porque começa a ensaiar com soldados, depois com os soldados e os figurantes, depois começa a entrar ator, ator da terra, e aí chega os atores de fora. São muitos, tem que ter ensaio para todos para depois juntar o elenco e fazer o grande ensaio. Todas as pessoas que trabalham dá mil pessoas, é gente! – só figurantes tem quase 500. ”

Palavras mais faladas na entrevista

Para que se tenha uma ideia do que foi dito e destacado pelo entrevistado, utilizamos um sistema de visualização chamado “Nuvem de Palavras”. Quanto mais vezes uma palavra é dita, maior ela aparece.

Palavras mais faladas

Outros conteúdos relacionados a Diva Pacheco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima