O projeto

Produção Cultural no Brasil é uma provocação a todos que tenham interesse em pensar e produzir cultura no país. O ponto de partida para a criação de um processo permanente de discussão e reflexão sobre cultura brasileira e, principalmente, sobre a complexa cadeia que está por trás de uma produção até que ela chegue ao público. Como se produz um filme? Um livro? Uma música? Um disco? Um programa de TV? Quem financia? Por quê?  E como criar uma política pública para a cultura do país?

O foco deste trabalho é tornar público o pensamento e as ações de importantes agentes da cultura brasileira que muitas vezes fazem seu trabalho quase sem aparecer. São gestores, produtores, diretores, trabalhadores de bastidor. Para tanto, realizamos 100 entrevistas. Criamos este site. Editaremos 5 livros. Provocaremos discussões pela  internet explorando as redes sociais.

Selecionamos 100 profissionais para serem entrevistados, mas poderiam ser um milhão. Nossa opção foi contrapor, sobrepor e misturar universos tão diferentes quanto os do cineasta Luiz Carlos Barreto e do cozinheiro de set Sergipe; do ex-secretário de cultura do Maranhão, João Batista Ribeiro Filho, e da diretora de Patrocínio da Petrobrás, Eliane Costa; ou ainda do produtor musical André Midani e da restauradora de obras de arte Florence de Vera. Também na lista, os três últimos ministros da Cultura Brasil – Juca Ferreira, Gilberto Gil, Francisco Weffort,  entre tantos outros. O projeto é uma realização da Casa da Cultura Digital e da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, com orçamento obtido via Cinemateca Brasileira e Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC). A execução é responsabilidade da Beijo Técnico Produções Artísticas, Garapa Coletivo Multimídia e FLi Multimídia, em parceria com a Azougue Editorial.

Durante os 4 meses de gravação, entre abril e julho de 2010, parte da equipe responsável por este projeto praticamente mudou-se para o estúdio Cine&Video da Vila Madalena, em São Paulo. Lá,  receberam os entrevistados vindos das cinco regiões do país. Dia e noite. São mais de 600 minutos de conversas registradas em vídeo.

Documentário Interativo

De setembro a novembro de 2010 construiremos neste site um documentário interativo, em 100 capítulos, sobre produção cultural no Brasil. O ponto de partida será a publicação a cada dia de novas entrevistas, com notas de contexto sobre os entrevistados e informações gerais sobre o universo da  produção cultural no Brasil. Paralelamente, estaremos nas principais redes sociais levando reflexões e provocando discussões em torno dos temas revelados nas entrevistas.

Cada convidado foi entrevistado duas vezes. Na primeira, exploramos um caráter mais reflexivo. Cada um conta sobre sua trajetória, revela pontos marcantes de sua vida, expõe posturas políticas, explica seus métodos e objetivos de trabalho.  Estas entrevistas serão publicadas num conjunto de 5 livros. A segunda entrevista é mais objetiva. Uma espécie de resumo do universo de cada entrevistado. Editadas em vídeos de cerca de 6 minutos, estas é que serão publicadas diariamente a partir de setembro aqui para serem distribuídas, copiadas, reeditadas, remixadas. Tudo licenciado em Creative Commons.

Em novembro de 2010, os 5 livros com as entrevistas completas finalmente serão lançados. Com tiragem de 3 mil exemplares, a coleção será distribuída para as bibliotecas nacionais e universitárias e, ao mesmo tempo, ficará integralmente disponível para download gratuito neste site. Os livros serão editados no formato pergunta-resposta, para manter o tom íntimo da conversa original, e virão com ensaios fotográficos de alguns entrevistados. Nessa fase, o objetivo será contribuir para a formação de um acervo (físico e virtual) sobre a cultura brasileira, com registros inéditos de sua amplitude, diversidade, espontaneidade e riqueza.

Esperamos que gostem do resultado.

Realização:
Casa da Cultura Digital
Cinemateca Brasileira
Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC)
Ministério da Cultura

Execução:
Beijo Técnico Produções Artísticas
FLi Multimídia
Garapa Coletivo Multmídia
Azougue Editorial

Saiba mais em Quem faz

Leia o projeto conceitual Produção Cultural no Brasil (ou baixe em PDF).

Rolar para cima