Hermínio Bello de Carvalho

Produtor musical, poeta e agitador cultural

“Fazer arte é uma coisa para doido, para maluco e eu aconselho a loucura total. Por favor, eu quero a insanidade dessa área.”

Entrevista gravada no dia 1 de julho de 2010 em sua casa, no Rio de Janeiro.

Hermínio Bello de Carvalho é poeta, produtor, diretor de espetáculos e cronista. Tem parcerias musicais com inúmeros compositores, como Cartola, Pixinguinha, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Baden Powell e Dona Ivone Lara. Iniciou sua carreira profissional em 1951, como repórter e colunista de discos. Trabalhou também em rádio e TV. Como escritor e poeta, publicou 13 livros. Produziu centenas de LPs e CDs. Entre intérpretes de suas composições, estão Marlene, Elizeth Cardoso, Cyro Monteiro, Dalva de Oliveira, Zezé Gonzaga, Carmen Costa, Dóris Monteiro, Noite Ilustrada, Wanderléa, MPB-4, Quarteto em Cy, Elza Soares, Gal Costa, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Elba Ramalho, Cristina Buarque, Ney Matogrosso, Zélia Duncan, Simone, Zizi Possi, Emílio Santiago, Jane Duboc e Ed Motta, entre outros. Em 1964, revelou o talento de Clementina de Jesus. No campo da produção, destaca-se seu trabalho à frente do departamento de música na Fundação Nacional de Artes (Funarte), nas décadas de 1970/1980, quando criou o Projeto Pixinguinha. Na década de 70, exerceu a vice-presidência da Sombrás, um movimento informal integrado por compositores, intérpretes e músicos para protestar contra a situação dos direitos autorais no Brasil.

  • Site: não tem
  • Blog: não tem
  • Twitter: não tem

Alguns projetos de que participou


Discos e caixas produzidos por Hermínio Bello de Carvalho: Elizeth Cardoso canta Ary Barroso (“Ary Amoroso”), “Chico Buarque de Mangueira” e “Faxineira das Canções”, de Elizeth Cardoso

Trechos da entrevista

“Eu não acredito num papel isolado dentro da cultura, eu acho que todo o meu acervo de coisas que eu guardei esta tudo disponibilizado pela internet porque eu acredito no repasse da informação”.

“O compositor miudinho, que luta sozinho, ele não vai negociar uma flexibilização na farmácia, no supermercado, no hospital, nada disso. Então um direito inalienável é o direito do autor e é por isso que nós lutamos até agora”.

Palavras mais faladas na entrevista

Para que se tenha uma ideia do que foi dito e destacado pelo entrevistado, utilizamos um sistema de visualização chamado “Nuvem de Palavras”. Quanto mais vezes uma palavra é dita, maior ela aparece.

O que já disseram sobre ele

“Herminio joga nas onze e é um craque.”
Aldir Blanc, compositor, em entrevista ao site Agenda do Samba & Choro
http://www.mail-archive.com/tribuna@samba-choro.com.br/msg22556.html

“O Hermínio Bello de Carvalho foi importantíssimo, porque ele fez o Nelson Cavaquinho gravar e gente que nunca tinha gravado cantando, grandes autores dos anos 40 que tinham músicas gravadas por outros”
Péricles Cavalcanti, compositor, em entrevista ao site Balangandans
http://balangandans.wordpress.com/entrevista/

“Foi Hermínio Bello de Carvalho e o Albino Pinheiro que bolaram essa coisa das duplas de música brasileira. Aproveitando esse horário de seis e meia que é morto para o teatro…”
Jards Macalé, compositor, em entrevista ao site Alô Música
http://www.alomusica.com/entrevista/jards+macale.shtml

Outros conteúdos relacionados a Hermínio de Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima