Carnavalesco
“Hoje há uma referência acadêmica de profissionais, que vêm da Belas Artes, até de Letras – eles entram nesse universo… Mas para aprender a fazer Carnaval efetivamente, tem de ser dentro do barracão da escola.”
Entrevista gravada no dia 24 de junho de 2010 no estúdio Cine & Vídeo, em São Paulo.
Paulo Barros é carnavalesco. Passou por diversas escolas de samba do Rio de Janeiro e já recebeu dois títulos no Carnaval carioca – o último em 2010, pela Unidos da Tijuca, o primeiro no Grupo Especial. Antes de trabalhar no Carnaval, era comissário de bordo. Começou no Grupo de Acesso B em 1994, na escola Vizinha Faladeira. Despontou mais tarde, em 2004, na Unidos da Tijuca, com uma estética surpreendente, materiais alternativos e baratos, além de alegorias “vivas”, teatralizadas, como o histórico carro do DNA, em que pessoas reproduziam uma estrutura de código de DNA. Ali estava inaugurada o que se convencionou chamar de “Era Paulo Barros” – o que faz muitos o compararem a Joãosinho Trinta.
- Site: não tem
- Blog: não tem
- Twitter: não tem
Alguns dos principais desfiles criados por ele
Carro do DNA da Unidos da Tijuca, no desfile de 2004; na Viradouro, em 2007, a bateria entrou em cima de um carro alegórico; e as mágicas da comissão de frente da Unidos da Tijuca, em 2010.
Trechos da entrevista
“Tem um planejamento minuncioso. A gente tem um cronograma, um calendário a ser seguido. A primeira etapa seria a escolha do tema, a segunda o desenvolvimento desse tema, a gente vai montar essa história. Logo em seguida começam os desenhos de fantasias e alegorias. A partir daí, vamos fazer um protótipo de cada fantasia desta, para que sirva de molde para confecção das roupas subsequentes. Começam-se o processo de execução das alegorias. Em outubro, mais ou menos em outubro, o samba de enredo é escolhido. E aí a gente começa a não mais criar.”
“A pessoa tem que cumprir aquilo com que ela se obrigou a fazer e esta sempre é a minha maior preocupação. Meu medo maior é sempre este, tanto que eu não desfilo, eu sempre fico na concentração, ali na… Nós temos aquela curva de desfile, que é onde a escola entra efetivamente. Eu fico sempre ali, tentando filtrar algum erro e concertando as coisas para que entre na avenida exatamente como a gente programou. É muito estressante. A gente tem que confiar, mas eu confio desconfiando.”
Palavras mais faladas na entrevista
Para que se tenha uma ideia do que foi dito e destacado pelo entrevistado, utilizamos um sistema de visualização chamado “Nuvem de Palavras”. Quanto mais vezes uma palavra é dita, maior ela aparece.
O que já disseram sobre ele
“Carnaval é, em sua essência, espontaneidade. A Sapucaí não é um palco de teatro. Também tem até um pouco de teatro, ok, mas não é só isso, e nem é isso na maior parte. Estão militarizando as escolas de samba.”
Renato Lage, carnavalesco, em entrevista ao iG (2010)
http://carnaval.ig.com.br/noticias/riodejaneiro/2010/02/05/renato+lage+critica+paulo+barros+a+sapucai+nao+e+palco+de+teatro+9388900.html
“Polêmico, ousado, irreverente, criativo, genial. (…) O primeiro vice-campeonato foi com a impactante pirâmide humana que deu origem ao famoso carro DNA. Dali em diante, o artista não parou mais de surpreender o público com suas criações mirabolantes. Entre as alegorias marcantes que Paulo levou para a avenida com a Tijuca, muitas se destacaram. Entre elas, a que trazia 50 homens caracterizados de drácula e que saíam de caixões de forma coordenada (2005) e a das bicicletas com ETs nas cestinhas, como no filme ‘E.T. – O Extraterrestre’ (2006).”
Reportagem do jornal O Globo (2010)
http://oglobo.globo.com/carnaval2010/rio/mat/2010/02/11/carnavalesco-paulo-barros-mago-da-sapucai-915841722.asp
Outros conteúdos relacionados a Paulo Barros
- Desfile da Unidos da Tijuca em 2010, vencedora do Carnaval carioca http://www.youtube.com/watch?v=UVIxH7K0b7o
- Entrevista de Paulo Barros à GloboNews, depois de vencer o Carnaval 2010 http://www.youtube.com/watch?v=-uDtF0dX_GY
- Canal “Carnaval Completo” no YouTube, com desfiles de todas as escolas do Rio e São Paulo nos últimos anos http://www.youtube.com/user/carnavalcompleto
- Perfil de Paulo Barros no site da Unidos da Tijuca (sem data) http://unidosdatijuca.com.br/a-tijuca/perfis/paulo-barros-2/
- Dissertação de mestrado “Características do sistema de controle gerencial das escolas de samba: o caso da cidade do Rio de Janeiro”, de Robson Ramos Oliveira e Josir Simeone Gomes (UFRJ, sem data) http://www.observatorio-iberoamericano.org/Revista%20Iberoamericana%20de%20Contab%20Gesti%C3%B3n/N%C2%BA%2014/Robson_Ramos_Oliveira_y_Josir_Simeone_Gomes.pdf
- Lista de monografias e trabalhos acadêmicos sobre o Carnaval do Rio de Janeiro http://www.academiadosamba.com.br/monografias.htm
- Site da Cidade do Samba, no Rio de Janeiro http://cidadedosambarj.globo.com/
- Perfil de Paulo Barros na Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Barros
- Perfil de Joãosinho Trinta na Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3osinho_Trinta
- Verbete ‘GRES Unidos da Tijuca’ na Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/GRES_Unidos_da_Tijuca