Florence Maria White de Vera

Restauradora de obras de arte

“Pode ser egoísmo meu, mas eu acho um absurdo a Lei Rouanet patrocinar determinados shows e espetáculos, quando existem necessidades básicas de recursos para patrocinar patrimônio cultural.”

 

Vídeo indisponível.

 

Entrevista realizada no dia 18 de abril de 2010 no estúdio Cine & Vídeo, em São Paulo.

Florence Maria White de Vera foi restauradora do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade de São Paulo (USP) até 1997, quando se aposentou e abriu seu ateliê, o De Vera Artes, um dos mais avançados do país. Ela e seus oito funcionários restauram e conservam pinturas (telas), obras de arte sobre papel e imagens sacras, trabalhos encomendados principalmente por museus, bancos, órgãos governamentais e igrejas. Em 2004, restaurou mais de 600 imagens sacras no Museu Pierre Chalita, em Maceió, num processo que levou um ano.

  • Site: não tem
  • Blog: não tem
  • Twitter: não tem

Alguns trabalhos já realizados

Interior do Museu Pierre Chalita (Maceió, AL)'Seringueiros', de Cândido Portinari (1954)'Samba', de Cândido Portinari (1956)
Restauração de arte sacra no Museu Pierre Chalita (Maceió, AL) e telas de Portinari: “Seringueiros” (1954) e “Samba” (1956)

Trechos da entrevista

“Na verdade o projeto que eu estou esperando em primeiro lugar é o Projeto de Batatais. É a restauração das pinturas da igreja matriz de Batatais: eles consideram 25 pinturas, eu considero quase 30 porque são muitas compostas por módulos, todas de Portinari. Vai ser feito no local, vai ser feito lá e deve começar lá até metade desse ano. É um projeto muito interessante, muito grande, muito bonito.”

“O apoio, o entorno, mudou bastante: se você manda hoje em dia obras de um museu para outra cidade, os cuidados têm sido extremamente rigorosos em embalagem, de documentação, os caminhões são especializados, tem amortecedores, tem caminhões com refrigeração interna, com ambiente controlado, com a temperatura controlada. Quer dizer, isso tudo mudou, o entorno todo mudou bastante.”

Palavras mais faladas na entrevista

Para que se tenha uma ideia do que foi dito e destacado pelo entrevistado, utilizamos um sistema de visualização chamado “Nuvem de Palavras”. Quanto mais vezes uma palavra é dita, maior ela aparece.

Palavras mais faladas

Outros conteúdos relacionados a Florence

Rolar para cima